ÁRVORES DO CERRADO

 

Página inicial

Lista de árvores

Volta pag principal

Email

 

   

  Abrangência do Cerrado no Brasil                       Aspecto típico

Algumas considerações gerais sobre o Cerrado:

O cerrado é uma região característica da parte central do Brasil. Ocupa cerca de 20% do território nacional, um total de 2.000.000 de Km2 (ver mapa de localização ao lado)

A vegetação de cerrado, como o nome indica, exibe árvores de médio porte, retorcidas, de folhas ásperas e casca grossa e rugosa. Normalmente não formam grupos compactos, e sim entremeados de vegetação baixa como grama e arbustos.

A causa do surgimento deste tipo de vegetação é explicada por vários motivos, conforme os autores: Vão desde a pobreza do solo, normalmente muito ácido; passando pela irregularidade das chuvas, com longos períodos de seca; até a freqüência de queimadas. Realmente no Cerrado as queimadas são comuns em determinada época do ano, e surgem até espontaneamente, devido principalmente a raios (que nesta região são também muito freqüentes), sem contar as provocadas pelo homem.

Estudam-se fatores na vegetação que estariam adaptados por seleção natural a conviver bem com as queimadas, como a dureza e rusticidade de folhas e tronco, sementes que resistem bem ao fogo, e até mesmo aquelas que dependem dele para a quebra de dormência, de forma que estariam prontas a germinar após a queimada, aproveitando o terreno limpo para seu desenvolvimento.

Porém o Cerrado não é uma região uniforme quanto a vegetação. Existem ali classificações diferentes de vegetação, conforme a densidade de árvores por área. Esta classificação também varia de acordo com o autor:

    - Campo limpo - com vegetação prdominante e quase exclusiva de gramíneas

    - Campo sujo - possui cerca de 15% de árvores e arbustos, os quais concentram-se geralmente em "ilhas" de vegetação.
    - Cerrado típico ou stricto senso - com árvores mais espaçadas e de menor porte.
    - Cerradão - com vegetação exuberante, composta de árvores médias e altas, porém ainda com um percentual  de vegetação baixa e arbustos.

    - Matas de galerias ou ciliares – Matas fechadas que ocorrem em nascentes ou ao longo de cursos d’água, em regiões mais férteis. Se assemelham à região de Mata Atlântica, muitas vezes repetindo as mesmas espécies desta, como Jequitibás.

     - Veredas – Formação vegetal interessantíssima e típica da região. Ao longo de brejos ou locais encharcados, forma-se um “caminho” de palmeiras buritis, que só sobrevivem neste tipo de terreno, e se destacam na paisagem. O título do livro de Guimarães Rosa, “Grande Sertão: Veredas” se refere a esta formação. Os condutores de boiada de antigamente a procuravam para definir de longe onde o gado deveria parar para beber água. 

A diversidade das árvores do Cerrado é muito grande, e por esperarmos sempre uma vegetação dura e de “casca grossa” em todos os sentidos, sempre nos surpreendemos com flores de grande beleza e delicadeza. Muitas vezes, na época de chuvas, as próprias folhas novas tem uma suave tonalidade de flor, destacando-se na paisagem agreste.