Árvores desconhecidas - Plantadas no Sítio Água Boa - Ipatinga, MG | |
Volta à página desconhecidas |
DESCONHECIDAS PLANTADAS (Maio de 2018) Esta página mostra algumas desconhecidas plantei, provenientes de sementes que recebo. Como faço mudas de sementes diversas que recebo de amigos em todo o Brasil, e muitas vezes o nome se perde, acabo tendo plantas que começam a frutificar e me deixam sem saber que espécie é aquela e de quem recebi. Após consultas com amigos já estão definidas algumas identificações. Agradeço a ajuda e incentivo dos amigos Guilherme Delazeri, Marcos Sobral e Helton Josué e Alexandre Neles, que me deram boas dicas.
1- Eugenia azeda Sobral Quando madura fica macia e com sabor bastante ácido. Uma única semente. Foto da flor está meio atrasada (já terminando). Referências da Eugênia azeda abaixo http://e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=258 https://species.wikimedia.org/wiki/Eugenia_azeda
2- Guamirim cereja - Eugenia florida Frutificando em Dezembro. Polpa fina, sabor doce, levemente ácido. Lembra o sabor de pitanga.
3- Araçá boi (Eugenia stipitata) Árvore pequena, tinha apenas três frutos, colhi um. Possui duas sementes grandes. Polpa macia e bastante ácida. Difícil de se degustar bem, mas o suco é delicioso, com um bom aroma.
4- Pitangatuba (Eugenia selloi) Árvore pequena, na primeira frutificação. Apenas uma semente. Polpa macia, agridoce bastante saborosa.
5- (Murraya koenigii - Rutaceae) Esta é uma exótica, proveniente da Índia. Chamada Árvore do curry, é usada em remédios e especiarias. Uma única semente por fruto. Comestível, polpa fina, sabor e cheiro característicos, lembra anis. Agradecimentos ao Alexandre Neles, que descobriu a identificação.
Eugênio Arantes de Melo Pagina em www.arvores.brasil.nom.br
|