Mexirica do mato - (Strychnos nigricans)

Nome cientifico: Strychnos nigricans  Família: Loganiaceae Nomes populares: Mexirica, Laranjinha do mato, Quina
Onde é encontrada: Encontrada com muito pouca freqüência na região. Só encontrei um exemplar, com algumas mudas em volta, na região do Brauninha, município de Belo Oriente.
Características: Árvore de pequeno porte, 3 metros, com espinhos bastante agudos e longos no tronco e nos galhos. Está no meio de uma mata razoavelmente preservada. Folhas de 3 a 4 cm, trinervadas. Não consegui ver a árvore em floração. Fruto redondo, liso, 2,5 cm de diãmetro, amarelo quando maduro, com casca dura, duas a tres sementes grandes (1,3 cm) envoltas em fina camada de polpa adocicada.

A classificação sugerida como Strychnos não é definitiva. a espécie se parece muito com o Strychnos nigricans, com ocorrência relatada para Bahia e região sudeste. De qualquer forma, é uma espécie rara. Obrigado ao Daniel Saueressig e ao Helton Josué que auxiliaram na identificação. Veja abaixo alguns links

Figura do Strychnos nigricans

Diversas espécies de Strychnos

Utilidades: Procurada pela fauna, é também comestível pelo homem.Potencial de aproveitamento paisagistico. Se for mesmo um Strychnos teria propriedades medicinais.
Época de floração e frutificação: Frutifica em Setembro.