Pitanga do mato - Myrcia pseudosplendens

Nome cientifico: Myrcia pseudosplendens (ver obs*) Família: Myrtaceae Nomes populares: Pitanga do mato
OBS: Tenho ainda uma dúvida sobre a correta classificação desta espécie. Quando aqui estiveram, Lorenzi e Marco Lacerda a consideraram como Myrcia crocea, porém o Sobral a  considera como uma espécie nova por ele descrita e de ocorrência nesta região, a  Myrcia pseudosplendens. Ver link a respeito da descrição, ou arquivo PDF anexo.
Onde é encontrada: Encontrada em algumas áreas, especialmente ao lado de rios e lagoas, particularmente região da Lagoa Marola.  Encontramos também uma espécie parecida em região do Cerrado, chamada localmente de "Folha miúda", com algumas características típicas deste ecossistema, e frutos mais lisos. A Myrcia crocea, citada acima, e muito semelhante, ocorre na região do Rio de Janeiro.
Características: Árvore de pequeno a médio porte, 3 a 8 metros de altura. Uma característica marcante é a casca solta, como papel. Folhas simples, com nervura marcada, levemente tomentosas na face inferior. Não tivemos oportunidade de fotografar floração. Fruto pequeno, preto quando maduro, com reentrâncias laterais como uma pitanga. Uma única semente, sabor adocicado e adstringente.
Utilidades: Atrativa à fauna. potencial para paisagismo.
Época de floração e frutificação: Frutifica em Fevereiro.