ÁRVORES    NATIVAS   FRUTÍFERAS

A maior parte das árvores frutíferas que conhecemos não é formada de espécies nativas. A flora brasileira de modo geral não produz muitas espécies de frutas comercialmente viáveis, ou que resistam a um transporte para regiões mais distantes. Desta forma muitas espécies frutíferas só são conhecidas na sua região de origem.

Existe ainda um ponto que é conveniente destacar: Ao se recompor a vegetação ou reflorestar uma área, as pessoas normalmente tendem a dar preferencia a espécies frutíferas, com a boa intenção de incentivar um aumento da fauna, fornecendo alimento a pássaros e mesmo mamíferos. Bem, isto está apenas em parte correto.O que não se pode esquecer é que o equilíbrio ecológico é baseado na diversidade e muitas vezes uma espécie vegetal cujo fruto não é comestível, como os de angicos e jacarandás, servirá de abrigo às aves, bem como atrairá uma multidão de insetos com suas flores e sementes, que naturalmente servirão de alimento aos pássaros e mamíferos.

Existem muitas outras que não são comestíveis para o ser humano, porém muito apreciada por animais. Por exemplo, as árvores Papagaio (Aegiphila sellowiana), Pombeira (Cytharexylum myrianthum) e Cutieira (Joannesia princeps ), tem seus nomes derivados das espécies que mais as procuram para se alimentar de seus frutos.

Entre as espécies nativas frutíferas mais conhecidas podemos citar:

Araçá - Psidium cattleyanum

Araticum - Anona coriacea

Cajá - Spondias lutea

Caju - Anacardium occidentale

Coco da Bahia - Cocus nucifera

Fruta do conde - Rollinia mucosa

Gabiroba - Campomanesia xanthocarpa

Goiaba - Psidium guajava

Ingá - Inga edulis

Jaboticaba - Myrciaria trunciflora

Jatobá - Hymenaea courbaril

Pequi - Caryocar brasiliensis

Pitanga - Eugenia uniflora

Pitomba - Talisia esculenta

Sapucaia - Lecytis pisonis

Umbu - Spondias tuberosa

Uvaia - Eugenia pyriformis

Sites que descrevem árvores nativas frutíferas:

http://pointer.ciagri.usp.br/trilhas/   depois clique em "trilhas" e depois em "árvores frutíferas". Porém atenção: Algumas das espécies alí descritas não são nativas.

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/especiais/frutasnobrasil/index.html  É uma página com boas fotos, mas também lista algumas espécies não nativas